sábado, 20 de março de 2010

A História e eu

De repente fiquei com saudade do colégio.
Não especificadamente do local, dos amigos, das lembranças
Mas de uma disciplina.
História

Tinha um professor, que não me lembro o nome,
mas me deixou um ensinamento interessante.
O de ver o mundo com os olhos da História.

Primeiro, isso se traduz na importância de ordenarmos
os acontecimentos.
É da nossa natureza, alterar a sequência dos eventos,
não de propósito, mas pela própria lei biológica que nos protege sempre e com isso tende a ordenar os fatos da forma com que é mais conveniente a cada ser humano.
Não é crime, é natural.

Mas pensar colocando os fatos, ações e resultados na ordem correta, sempre me mostra um caminho mais fácil de pensar, inclusive de previsão do que pode ocorrer em situaçõs semelhantes. Tá certo que previsão nem sempre acerta, mas a probabilidade é grande. Para quem duvida, leia a fantástica reportagem sobre intuição que está nas bancas. Sen-sa-ci-o-nal

O segundo aprendizado, foi o de tentar, eu disse tentr, analisar os fatos sem emoção, de forma tranquila, pois como eu disse antes, privilgiamos a nós próprios quase sempre e se deixamos que as emoções estejam ali latentes, elas podem prejudicar as decisões. Quem já não viu filme de kung fu, de herói, onde o mestre fala sempre para o discípulo. "Limpe a mente", "Respire", "Foque". Basta considerar a importância que está sendo dada a meditação, que nos ensina a pensar em NADA.

O terceiro, foi o de buscar uma explicação. Tudo tem uma explicação. Passamos do tempo onde o divino justificava e explicava tudo.
Não, não. Não estou negando a divindade, só não consigo descrevê-la, nem os cientistas mais inteligentes.
Mas é claro que a divindade opera entre nós, mas não em todas as ações.

E é assim, olhando a vida com esse valores e outros mais é que consigo perceber que tudo o que ocorre ao nosso redor, traz influências para a nossa vida e que mesmo aquela diferença mais pequenina, mais ao longe pode ter mais consequência do que um grande problema perto.

Por isso se formos guardar todos os pequenos fatos na história principal das nossas vidas, nos perdemos, então temos que olhar de vez em quando pra traz, termos uma grande história para contar da nossa vida. Os probleminhas, as briguinhas, todas as coisas pequenas , viram pequeninas histórinhas que só muito de perto podemos vê-las, mas que na visão normal das coisas, temos uma história linda para contar.

Nenhum comentário: